
Não gostar de futebol não é estratégico. Sim, não soa bem um HOMEM dizer que não gosta de futebol. Não soa bem mesmo... Entenda como quiser... Digo isso porque sou fã incondicional da trilogia O Poderoso Chefão e lá tem uma frase que sempre que se fala em futebol, ela me vem a cabeça; "...a máfia cuida dos seus..."
Normalmente quem diz que não gosta de futebol, o faz porque também não gosta de praticar o tal esporte. Neste caso, jamais entenderei os motivos, até porque, jamais concordarei com os motivos... Você não precisa ter talento ou ser um craque para jogar uma boa "pelada". Não precisa nem ter as duas pernas (isso é uma grande verdade, já vi no youtube), até cego pode jogar (só ver nos jogos paraolímpico), e digo mais, você não precisa nem mesmo jogar o jogo literalmente, basta estar próximo ou em volta do ambiente "futebol". Se fazer presente ao "culto"...
Futebol é máfia em todos os sentidos... No campo profissional, não preciso citar times como Chelsea com seus milionários da máfia russa e um ou outro time com as mesmas características aqui e ali, mas o que torna o futebol uma grande máfia, é a tal frase "...a máfia cuida dos seus..."
Dos campos milionários para as quadras de peladas, o futebol é a verdadeira busca por "espaço". Nas peladas os laços de amizade e porque não fraternidade, se fortalecem. Os membros do grupo fechado se ajudam. Apesar de torcerem para times diferentes, terem crenças diversas, gostarem de coisas distintas, na pelada eles se tornam uma só opinião. São todos irmãos da pelada da segunda, ou da terça ou de qualquer dia pré-estipulado, como um domingo de missa ou o sabbath.
Estar fora desse ambiente é estar fora das informações confidenciais da empresa ou do seu "habitat". É ficar fora dos próximos eventos que serão marcados na hora da cervejinha pós pelada, é não saber o que "aconteceu" na semana passada ou no último final de semana, mas o pior de tudo, é não saber se você é ou não importante no cenário em que você vive. Se a pelada for de um grupo de amigos de uma empresa, você, homem, não pode ficar de fora... É sabido e notório que muitas "informações" são trocadas no calor das jogagas, a cada drible os desacordos do cotidiano profissional se desfazem, muitos feedback são feitos durante ou ao final de uma partida. Os laços profissionais se fortalecem quando você dá uma passe perfeito de gol para o seu gerente ou chefe. Neste caso, vc será o eterno apadrinhado do "God Father" da sua empresa. Afinal de contas, "...a máfia cuida dos seus...", e bom relacionamento no meio profissional é uma das coisas que HOMENS devem sempre buscar... Por essas e por outras, não soa bem um homem dizer que não gosta de futebol...